De acordo com o Conselho Tutelar da cidade, a restrição de horário foi determinada pelo Judiciário no começo deste mês e entrou em vigor no dia 15 de abril, à 0h.
Segundo levantamento do Conselho Tutelar, no primeiro trimestre deste ano, foram 21 ocorrências com adolescentes envolvidos com drogas, sendo que oito deles foram encaminhados para a Fundação Casa.
Os 20 adolescentes que foram encontrados sem os responsáveis nas ruas foram encaminhados ao Conselho Tutelar. Os pais foram chamados ao local para levá-los para casa e foram advertidos.
Se houver reincidência, o caso será encaminhado para o Ministério Público.
O especialista em segurança pública Theodomiro Dias Neto, professor de Direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), disse não conhecer uma "avaliação empírica" que comprove a eficácia desse tipo de medida.
Para ele, a ação tem implicações constitucionais porque envolve a liberdade individual. "Numa democracia, qualquer restrição desse tipo só se justifica por razões muito fortes e o argumento [no caso] não é suficiente", afirmou o especialista.
Segundo Dias Neto, o fato de alguns jovens usarem de forma irresponsável a liberdade não pode impedir que a maioria seja prejudicada. FONTE//www.jornalfloripa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário