Ocorreu um erro neste gadget

sábado, 28 de abril de 2012

Guarda Civil de Piracicaba


Guarda Civil de Piracicaba comemora 109 anos




Autor: Flávia Bianchini Mtb 30.891
Aconteceu nesta terça, dia 24,  na sede da Guarda Civil de Piracicaba, solenidade em comemoração ao aniversário de 109 anos de fundação e homenagem ao Dia do Guarda Civil.
Com a presença de autoridades de Piracicaba, a solenidade de comemoração contará com ato oficial de apresentação da tropa, hasteamento das bandeiras, e exposição “Fotos da Velha Guarda”.
O comandante da Guarda Civil, capitão Silas Romualdo, explica que o trabalho eficiente faz com que corporação adquira cada vez mais credibilidade com a população.“ Comemoramos os 109 anos da fundação comprometidos com a segurança da cidade. Para nós é uma demonstração de que a Guarda realmente atende as necessidades da população cuidando desde o patrimônio público até a segurança geral de Piracicaba”.
Com 408 GCs, a Guarda mantém pessoal nas áreas do pelotão escolar, ambiental, no canil, na zona rural, na Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico das câmeras ), Farol de Segurança do Parque da Rua do Porto, duas bases móveis, inspetorias e patrulhamento geral.
Histórico
A Guarda Civil de Piracicaba foi criada em 25 de abril de 1903, quando a Câmara Municipal de Piracicaba elaborou o projeto de Lei que criou o “Corpo de Guarda e Policia Municipal, onde o presidente era o Dr. Paulo de Moraes Barros.
Após algum tempo, a Guarda e Policia Municipal transformou-se em Guarda Noturno de Piracicaba, estabelecida e organizada pelo Dr. Sebastião Nogueira de Lima, delegado de Polícia da cidade.
Em 1956 foi criada a Guardo Noturna Municipal de Piracicaba através da Lei 618 de 12 de dezembro, tornando assim a Guarda municipalizada.
Considerando o crescimento da cidade em 1969, a Guarda Noturna transformou-se em Guarda Municipal. Em 28 de junho de 1990, pela Lei nº 3163 que dispõe sobre a transformação da Guarda Municipal de Piracicaba em Guarda Civil do Município de Piracicaba.
Inúmeras alterações na estrutura foram acontecendo durante os anos, Guarda criou vários grupaentos como o  escolar, pelotão ambiental, Feminino, ciclístico, rural e motociclístico, canil, banda musical e Cemel. Atualmente a corporação conta com 408 Guardas Civis, destes 16 são femininos, todos sob o comando do Cap R/1 Do Exército Brasileiro, Silas Romualdo.
Postado por GCM Carlinhos Silva
Uma homenagem dos GCM de Cajuru aos GCMs de Piracicaba. Parabéns. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário